VI Mostra de Tecnologia - 2018

Looking4English


Data de Apresentação: (02/10/2018)

Ana Luiza Matias Costa    Andreza Oliveira Pádua    Brian Ivan Galvan Barros    Cássio Antônio Feirreira Hilário    Cristina Almeida Diniz    Gabriel Oliveira de Araújo Vieira    Sabrina Emerick Ferreira Santos   

Professores Orientadores:    Soraya A.T. Diniz e Evandro Celeghini Rosa


Apresentação do projeto

Estudos realizados dentro das salas de aula, pesquisas feitas por representantes do projeto, constataram a precariedade nas aulas de línguas estrangeiras, tanto em relação a forma que as aulas são dispostas, quanto ao interesse dos estudantes e seu nível no idioma. O projeto Looking 4 English visa proporcionar uma plataforma online de fácil acesso, possuindo uma portabilidade e disposição de materiais e exercícios, para ajudar na fixação e aprendizado da língua inglesa, além de sugestões de filmes, séries e jogos autorais que tornam o estudo do idioma interativo e atraente, levando conhecimento aos usuários, aumentando o engajamento deste dentro das salas de aula. Procuramos incluir na vida do público-alvo, uma alternativa de estudo do idioma de uma forma de aprendizado mais acessível que desperte o interesse deixando a tarefa de estudo massante e cada vez mais presente em sua rotina.

O inglês está presente constantemente em nosso dia a dia, porém ainda sim constatamos um deficit muito grande de pessoas com baixa fluência ou domínio da língua. Além disso, dentro das escolas existem uma grande falta de engajamento nas aulas da língua estrangeira. Uma pesquisa foi realizada pelos integrantes do grupo onde 301 alunos responderam um questionário em 5 escolas diferentes, e de acordo com os dados obtidos, podemos observar que 169 estudantes consideram o inglês muito importante, 111 sentem que podem melhorar o desempenho, e 166 nunca revisam atividades ou estudam somente para provas. O idioma sendo considerada a língua universal, estando presente em diversas áreas do dia a dia das pessoas, principalmente no lazer, vem agregando valores ao currículo de um profissional em qualquer área. Contudo, visando um melhor rendimento, engajamento dos alunos nas aulas e trazendo valores ao profissional que vem a se tornar, foi desenvolvido o projeto Looking 4 English, uma plataforma online rica em conteúdos, atividades de fácil entendimento, com jogos autorais envolvendo matérias disponíveis no site, sugestões de canais do Youtube, séries, filmes que possam tornar o aprendizado mais dinâmico menos massante.

Analisando a importância da língua estrangeira e também do intenso uso de aparelhos tecnológicos fabricados em países, cujo idioma é o inglês, nota-se a necessidade do desenvolvimento de uma alternativa que possa trazer ganho ao cliente. A partir dos dados levantados durante a criação da plataforma e pesquisas realizadas pelos representantes do Looking 4 English, foi pensada uma forma de unir recursos didáticos em uma só plataforma que pudesse atender todos os tipos de alunos existentes e suas diferentes formas de aprendizado, seja visual, auditivo ou cinestésico. Portanto, essa será uma alternativa para alcançar os objetivos do projeto. Unindo as matérias da língua estrangeira com recursos tecnológicos presentes no cotidiano, foi desenvolvida uma plataforma com ferramentas disponíveis que possuem o intuito de tornar o aprendizado do idioma mais interativo, dinâmico, que desperte o interesse do estudante em evoluir seu idioma, estimulando o estudo e a procura de conhecimento.